top of page
  • Foto do escritorCNA

Nota de pesar




João Madeira, faleceu esta noite aos 96 anos.  O João era o sócio nº 2 e um dos três fundadores do Clube Náutico de Almada.


Ao longo da sua vida sempre foi um reconhecido velejador com um elevado espírito competitivo. Com um vasto palmarés na vela de cruzeiro, desde o tempo em que ainda não existiam marinas e os veleiros não tinham motor auxiliar, até há uns anos atrás em que já não nos seus barcos, o Circe, o Taipan, o Taiping entre outros, mas também nos de amigos e enquanto os seus joelhos o foram permitindo, ia fazendo uma ou outra regata.


Apaixonado pela Vela, nos difíceis anos de 1975 teve a ousadia de com outros velejadores amigos, fundar o Clube Náutico de Almada contrariando a hegemonia dos clubes de Lisboa. Desde a sua fundação, no Clube, nas direções de que fez parte, procurou sempre eliminar as barreiras que tornavam a vela um deporto elitista e resistiu às diferentes tentativas de politização ou mesmo de absorção do clube por coletividades que na época eram muito maiores que o CNA.  A ele e a outros como ele, o Clube deve para além da existência, a sua independência.


Nos últimos anos, e até há bem pouco tempo, era visita habitual do CNA onde gostava sempre de conversar e partilhar os seus vastos conhecimentos sobre barcos, alicerçados não só na sua longa experiencia, mas também na sua vasta biblioteca náutica. O seu carinho pelo clube que ajudou a fundar foi sempre inabalável e como reconhecimento foi-lhe unanimemente atribuído em Assembleia Geral a distinção de Sócio Honorário do Clube. Hoje o Clube está de luto.


À sua família, o Clube Náutico de Almada envia as mais sentidas condolências.


23 visualizações
bottom of page